Agricultura

Agricultura familiar é responsável por 72,7% das áreas rurais

Publicado por
Washington Bonifacio

Neste fim de semana comemora-se o Dia Nacional e Internacional da Agricultura Familiar. Em Minas Gerais, a Emater é uma das instituições responsáveis por acompanhar o trabalho de milhares de pequenos produtores rurais que abastecem bancos de alimentos, instituições públicas e o mercado privado. Na avaliação do diretor Técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira de Oliveira, a agricultura familiar tem apresentado grande expressividade na geração de emprego e renda, além de desempenhar um papel significativo na sustentabilidade dos processos produtivos.

“É o público prioritário da empresa e que está presente de maneira significativa nas diversas agendas estratégicas que nós atuamos. Onde prevalece a agricultura familiar, como é o caso dos estabelecimentos rurais do estado, há  uma demanda muito forte pelo serviço de assistência técnica e extensão rural”, afirma.

72,7% dos estabelecimentos rurais são de pequenos agricultores, diz pesquisa. (Foto: Gpointstudio/Freepik)

Cartilha da Agricultura Familiar

O Instituto de Políticas e Desenvolvimento Sustentável da UFV elaborou uma cartilha a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017, que mostra um novo retrato da Agricultura Familiar de Minas Gerais. “Os resultados mostram que, em Minas Gerais, 72,7% dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares. Além disso, Minas é o estado da região Sudeste com o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar e o segundo do país. Os estabelecimentos da agricultura familiar estão concentrados nas mesorregiões: Sul/Sudoeste de Minas (18,4%), Norte de Minas (17,4%) e Zona da Mata (15,5%)”, explica o professor Marcelo José Braga da UFV.

A cartilha detalha também outras informações como o gênero, faixa etária e o nível de instrução do responsável pelo estabelecimento; o número de pessoas ocupadas na agricultura familiar; uso de tecnologias; valor da produção das principais culturas, dentre outras; além de uma análise comparativa com os dados do Censo Agropecuário de 2006.

Na avaliação da secretária de Agricultura, Ana Valentini, é fundamental para os gestores públicos conhecer o perfil da agricultura familiar no estado. “Na medida em que conhecemos o nosso público, suas características, dificuldades e as suas demandas, aumentamos a qualidade e a eficiência do atendimento prestado e no uso dos recursos públicos. E isso é respeito com o cidadão”, afirma.

Nesta semana, o canal da Emater no Youtube abordou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos; o cooperativismo e o uso das redes sociais para potencializar as vendas. Vale a pena conferir!

Aquisição de alimentos: programa em Divinópolis apoia agricultura familiar

Advertisement

Postagens Recentes

Testando mais uma vez esse site

What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.… Ler Mais

4 anos atrás

Testando Posts com a 5.8.1

Teste de Posts Ler Mais

4 anos atrás

Especialista faz previsões sobre o futuro do milho no Brasil

Entenda os desafios da safra em 2022 Ler Mais

4 anos atrás

Conab abre inscrições para evento sobre perspectivas da agricultura

Evento virtual vai debater o futuro e as tendências do cultivo de grãos no Brasil Ler Mais

4 anos atrás

Palmatech 2021 vai discutir experiências na cultura da Palma Forrageira

Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três… Ler Mais

4 anos atrás

Economia: julho exportou US$11,3 bi e valorizou commodities

Agronegócio foi responsável por 44,2% das exportações totais brasileiras Ler Mais

4 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!