Agricultura

América Latina terá centro de pesquisa em etanol e biocombustíveis

Publicado por
Washington Bonifacio

A iniciativa é da empresa privada Grupo Volkswagen. O objetivo é avançar em mobilidade, torná-la sustentável e neutra em carbono em até 2050. O projeto é ousado. A primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris  planeja eliminar gradualmente a produção de veículos a combustão na Europa entre 2033 e 2035. Nos EUA e na China, pelas previsões,  isso deve acontecer um pouco mais tarde. Já em mercados emergentes como o Brasil, pode demorar ainda mais para se tornarem completamente elétrico. Alguns fatores impossibilitam mudanças mais rápidas: indisponibilidade de infraestrutura de carregamento, energia renovável e o nível de renda local. É por isso que o grupo entendeu necessário explorar opções alternativas aproveitando os recursos locais que já estão disponíveis hoje no Brasil.

Biocombustível: Brasil terá centro de estudos Foto/Freepik

Daqui do Brasil vão ser liderados estudos e  soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes, que utilizam energia limpa, para a combustão e soluções híbridas. A proposta é focar na produção neutra de CO2.

“Sediar aqui no Brasil o novo Centro de P&D para etanol e outros biocombustíveis nos coloca em evidência no mundo Volkswagen. Poder liderar, desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa dos biocombustíveis se caracteriza como uma estratégia complementar às motorizações elétrica, híbrida e à combustão a mercados emergentes é um reconhecimento enorme para a operação na América Latina. Vamos atuar em parceria com Governo, universidades e a agroindústria para que possamos trabalhar com o que há de melhor para o futuro da mobilidade”, detalha Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Saiba mais em: www.vwnews.com.br

Biocombustível no Brasil

O governo divulgou um balanço neste ano sobre a produção de biocombustível no país. A pesquisa é da  Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG), do Ministério de Minas e Energia (MME). Segundo os gráficos,  é possível perceber os avanços do setor o que demonstra a vocação brasileira para a produção de energias renováveis. De acordo com  balanço o Brasil tem 638 usinas de biogás em operação, que produziram cerca de 5 milhões de metros cúbicos, por dia, em 2020.

Clique aqui e leia mais sobre a produção de Biocombustível no Brasil, em 2020.

Advertisement

Postagens Recentes

Testando mais uma vez esse site

What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.… Ler Mais

4 anos atrás

Testando Posts com a 5.8.1

Teste de Posts Ler Mais

4 anos atrás

Especialista faz previsões sobre o futuro do milho no Brasil

Entenda os desafios da safra em 2022 Ler Mais

4 anos atrás

Conab abre inscrições para evento sobre perspectivas da agricultura

Evento virtual vai debater o futuro e as tendências do cultivo de grãos no Brasil Ler Mais

4 anos atrás

Palmatech 2021 vai discutir experiências na cultura da Palma Forrageira

Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três… Ler Mais

4 anos atrás

Economia: julho exportou US$11,3 bi e valorizou commodities

Agronegócio foi responsável por 44,2% das exportações totais brasileiras Ler Mais

4 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!