O Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Machado (IFSuldeMinas) têm desenvolvido projetos tecnológicos junto a empresas para facilitar a vida do produtor rural. Por ano são desenvolvidos de dois a quatro projetos entre equipamentos, implementos e insumos voltados à cafeicultura.
Entre as invenções, um drone capaz de avaliar a qualidade da água dos tanques de decantação das fazendas produtoras do grão, um torrador de café movido a energia e um sistema de secagem do grão. Leandro Carlo Paiva, diretor do Polo de Inovação, explica que uma empresa de Belo Horizonte já encomendou o projeto do drone desenvolvido dentro do campus.
“A empresa pediu uma tecnologia que pudesse avaliar a qualidade da água de forma automática. Foi aí que pensamos em desenvolver esse drone, capaz de percorrer toda a lavoura de decantação, fazer as medições da área, da quantidade de água e qualidade. Essas informações são enviadas para um relatório e entregues ao produtor”, conclui Leandro.
O torrador de café movido a energia tem capacidade para armazenar 1 kg de café e conta com vários benefícios, como o baixo custo comparado a outros torradores a gás – a economia é de até um terço – e a praticidade em poder transportá-lo para qualquer lugar.
Foto: torrador de café
O sistema de secagem do café possibilita processar o grão e trabalhar a taxa certa de secagem, promovendo descansos adequados de cafés naturais, cereja descascado, fermentado, verde e de varrição.
Foto: sistema de secagem
O diretor do polo ressalta que as empresas interessadas em promover tecnologia visitem o campus do IFSuldeMinas em Machado, localizado às margens da Rodovia Machado – Paraguaçu, km 3 – Bairro Santo Antônio.
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.… Ler Mais
Entenda os desafios da safra em 2022 Ler Mais
Evento virtual vai debater o futuro e as tendências do cultivo de grãos no Brasil Ler Mais
Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três… Ler Mais
Agronegócio foi responsável por 44,2% das exportações totais brasileiras Ler Mais