Criação de búfalos está crescendo no Brasil. (Foto: Laticínios Bom Destino)
Até pouco tempo atrás não era comum encontrar laticínios de búfala nas prateleiras dos supermercados do Brasil, mas a situação mudou. A bubalinocultura vem ganhando espaço no Brasil e os produtores rurais apostam nas vantagens nutricionais do leite de búfala para conquistar o paladar dos consumidores. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, a bubalinocultura cresce em torno de 10% ao ano. A estimativa é que haja mais de 3 milhões de animais no Brasil, espalhados principalmente pelas regiões Norte e Sudeste do país.
Fazenda em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, tem mais de 3000 búfalos. (Foto: Laticínios Bom Destino)
Uma das primeiras empresas do setor no estado fica em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas. A família do João Batista começou a trabalhar com a pecuária há 30 anos. Por muito tempo, a criação era exclusivamente de gado leiteiro, até que em 2011 a bubalinocultura se mostrou uma opção pra diversificar os negócios. No início eram apenas 12 animais, mas a atividade deu tão certo que hoje a fazenda já tem mais de 3500 cabeças, das raças Mediterrânea e Murra.
Lucas Maranha é veterinário da fazenda e explica que os animais tem características que atraem os criadores. “O búfalo é um animal mais resistente que os bovinos. E várias doenças que acometem os bovinos, não acometem os búfalos, o que facilita bastante o manejo”, diz o especialista.
Na fazenda do João Batista, o foco é a produção de leite. A família investiu na construção um laticínio de búfala, onde são processados 7.500 litros de leite por dia. “A nossa produção hoje é em torno de 25% do que a gente industrializa. E no decorrer desses 20 anos que a gente trabalha com búfalo, foram vários produtores que iniciaram o fornecimento de leite pra gente e cresceram também”, explica João Batista.
O leite vem da fazenda da família e de 52 produtores cadastrados. Tudo é processado e se transforma na famosa muçarela de búfala, queijo frescal, coalhada, burratas, leite in natura e outros produtos vendidos para todo o país.
Os laticínios de búfalas conquistaram o paladar de muitos brasileiros, por conta do sabor suave e dos benefícios nutricionais. O “leite do futuro”, como pode ser chamado, tem várias características que o diferenciam do leite bovino.
Comparativo entre características nutricionais do leite de búfala e leite bovino. (Fonte: Assoc. Brasileira de Criadores de Búfalo)
Na comparação com o leite de vaca, como pode ser visto na tabela acima, o de búfala tem mais proteínas, é mais rico em cálcio e em ferro. Em contrapartida, tem menos colesterol. “Muitas pessoas que tem problema com leite bovino consomem o leite e os derivados do leite de búfala e não tem esses problemas”, diz Albano Nery, gerente de produção na fazenda de búfalos em Oliveira.
E você, já experimentou o leite de búfala?
Assista abaixo a reportagem do Café com TV sobre o crescimento da bubalinocultura em Minas Gerais.
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.… Ler Mais
Entenda os desafios da safra em 2022 Ler Mais
Evento virtual vai debater o futuro e as tendências do cultivo de grãos no Brasil Ler Mais
Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três… Ler Mais
Agronegócio foi responsável por 44,2% das exportações totais brasileiras Ler Mais