Programa piloto de Telemedicina vai beneficiar produtores do nordeste e de Minas Gerais. (Divulgação CNA/SENAR)
O sistema CNA/SENAR apresentou neste mês detalhes de um projeto que vai levar a Telemedicina até produtores rurais de Minas Gerais e também a famílias atendidas pelo programa Agronordeste. O trabalho vai beneficiar pessoas que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa já está disponível.
O objetivo é melhorar a saúde de produtores rurais e seus familiares. O programa espera chegar às famílias que, muitas vezes, moram longe dos postos de saúde. Com o programa, os beneficiados passam a contar com atendimento médico gratuito através de videoconsultas feitas por clínicos gerais e especialistas em medicina de família.
Com a implantação do programa a intenção é diminuir o tempo de espera por atendimentos médicos e aumentar a disponibilidade de consultas para as famílias. Uma empresa especializada em telemedicina foi contratada pra prestar o serviço.
Projetos de teleconsultas semelhantes já estão em funcionamento em países como Austrália, China e Canadá. O diferencial é que o programa desenvolvimento pelo CNA/Senar é destinado exclusivamente ao meio rural, com profissionais treinados pra entender a linguagem e as características peculiares desse público.
A intenção do programa é ser um aliado na prevenção às doenças. “É importante dizer que a telemedicina tem caráter de saúde preventiva. Queremos que os produtores e seus familiares procurem o serviço não quando estiverem doentes. A nossa ideia é que eles procurem esse atendimento como uma forma de prevenção”, explica a diretora de de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Janete Almeida.
De acordo com o sistema CNA/Senar com o sucesso do projeto entre os produtores beneficiados nessa fase inicial em Minas Gerais e no nordeste do país, o programa de Telemedicina pode ser ampliado para outra regiões do país.
Os atendimentos serão disponibilizados via 0800, Whatsapp e aplicativo específico pro serviço. Os interessados em participar do projeto-piloto devem entrarem contato com as administrações regionais e os agentes de ATeG do Senar.
Com informações do CNA/SENAR.
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.… Ler Mais
Entenda os desafios da safra em 2022 Ler Mais
Evento virtual vai debater o futuro e as tendências do cultivo de grãos no Brasil Ler Mais
Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três… Ler Mais
Agronegócio foi responsável por 44,2% das exportações totais brasileiras Ler Mais