Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,54
Dólar R$ 5,56
º º

Sul de Minas: meteorologistas alertam para temperaturas baixas e geada

Cerca de 30% das lavouras do Sul de Minas foram atingidas pela geada dos últimos dias

Guto Moreira
27 de julho de 2021
compartilhe

Após a geada severa que atingiu e causou estragos nas lavouras de Minas Gerais na semana passada, os produtores rurais do estado devem se preparar para novos registros de baixas temperaturas e geadas a partir desta quarta-feira, dia 28. A previsão é que 541 municípios registrem de 10ºC até temperaturas negativas.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a onda de frio chega com força no Sul de Minas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) divulgou levantamento das áreas rurais de café atingidas pela última geada em Varginha. Dos 9.728 hectares do grão, cerca de 50% sofreram grau alto de severidade na planta, 30% grau médio de severidade e 20% grau baixo de severidade.

Ainda de acordo com o levantamento, as lavouras cafeeiras atingidas foram das comunidades Paradinha, Walita, Tachos, Posses, Mascatinho, Pedra Negra, Martins, Pitangui, Vista Alegre, Saltos, Buenos, Aeroporto e Ribeirão Santana.

Geada atingiu lavouras em Varginha. (Foto: Redes sociais)

Estado de emergência

Em Alfenas, a prefeitura emitiu decreto de situação de emergência na zona rural do município, após as perdas sofridas com a geada. Segundo a administração municipal, produtores que recorreram a empréstimos bancários para bancar as lavouras poderão recorrer às agências e solicitar a prorrogação dos pagamentos.

Ministra da Agricultura visita região

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhada da secretária de Estado de Agricultura, Ana Soares Valentim, promoveu um encontro com prefeitos, produtores rurais e representantes de cooperativas em Alfenas na semana passada. A reunião tratou de avaliar os danos causados pela geada. Segundo a Empresa Agropecuária de Pesquisas de Minas Gerais (Epamig), cerca de 30% das lavouras da região foram atingidas.

Tereza Cristina discursa no auditório do Sindicato Rural de Alfenas. (Foto: MAPA)

 

compartilhe