Produtores de soja tem até 31/07 pra enviar informações sobre situação das lavouras. (Foto: Divulgação Unplash)
Produtores de soja de todo o estado têm agora até o dia 31 de julho para apresentar ao Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) a declaração de conformidade do vazio sanitário da soja. O envio das informações sobre a situação fitossanitária das propriedades rurais é obrigatório e o não cumprimento pode acarretar penalidades.
De acordo com o IMA, na declaração constam informações como a data de encerramento da safra, a área de cultivo do grão e a extensão da propriedade rural. O documento levanta dados principalmente das regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, responsáveis por 70% de toda produção de soja no estado. O IMA explica que o cumprimento do vazio sanitário permite que o produtor se prepare para a próxima safra, aumentando a produtividade e a renda do negócio. Em 2020 o órgão recebeu 813 declarações de conformidade, superando a previsão de 740 monitoramentos.
O principal objetivo do vazio sanitário é proteger as lavouras de soja da ferrugem asiática, principal praga que atinge a cultura. Durante o período de vazio, ao constatar a presença da guaxa, planta voluntária de soja, o produtor deve providenciar imediatamente a sua erradicação. Nesse período, não é permitido semear ou manter plantar vivas da cultura nas lavouras mineiras.
No período em que a medida vigora, as propriedades ficam livres das plantas, principais hospedeiros do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. O manejo indicado previne perdas econômicas aos produtores e é realizado antes do plantio do grão.
O envio da declaração de conformidade ao IMA pode ser feito de forma virtual, acessando o formulário disponível AQUI.
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.… Ler Mais
Entenda os desafios da safra em 2022 Ler Mais
Evento virtual vai debater o futuro e as tendências do cultivo de grãos no Brasil Ler Mais
Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três… Ler Mais
Agronegócio foi responsável por 44,2% das exportações totais brasileiras Ler Mais